Quem somos

Um grupo de pessoas de Brasília que se reúnem regularmente as segundas feiras para discutir filosofia.
Individualmente o que nos motiva é o desejo de entender e coletivamente gostaríamos de contribuir para o bem estar e a evolução da humanidade.
Pensamos Filosofia como ciência culta fundada em demonstrações, cuja validade deve persistir enquanto essas demonstrações se sustentarem, mas entendemos que a verificação (ver se é vero, se é verdadeiro) não é apenas experimental, mas também lógica e ontológica. (A verdade ontológica é baseada em uma necessidade inescapável, isto é, naquilo que somente pode ser assim porque, caso fosse diferente, seria absurdo). Como se vê, mais seguro do que uma experimentação bem sucedida.
Entendemos que a natureza se articula coerentemente na composição de uma totalidade universal integrada, cuja compreensão pela razão humana demanda um esquema interpretativo correspondente. Com isso pensamos que somente podemos interpretar corretamente o mundo se dotados de um referencial que contemple essa totalidade universal. Sem a compreensão do todo nos perdemos em visões parciais, sectárias e fragmentadas que são facilmente contestáveis.
Significa isso que defendemos que toda interpretação humana do mundo é amparada, se não determinada, por um referencial, de sorte que a indústria filosófica útil, eficaz e prioritária, resulta ser a construção de referenciais capazes de fazer o discernimento humano evoluir e amadurecer, ampliando a competência cognitiva e interpretativa da espécie.
Ao constatarmos que já estava disponível o referencial que especifica esse Logos universal e nos possibilita um olhar totalizante sobre o mundo e ao nos convencermos das tendências catastróficas estruturalmente contidas no modelo ocidental de civilização, entendemos que algo precisava ser feito ou ao menos tentado, visando a construção de um futuro mais promissor.

Deixe um comentário